Antes da formalização, em 20 de Junho de 1985, a APSIOT desenvolveu várias actividades preparatórias para a sua constituição com destaque para o I Encontro Nacional de SIOT (Profissionais em Sociologia Industrial, das Organizações e do Trabalho), que teve lugar na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa - Monte da Caparica, em 24/05/84.

Em 01 de Dezembro de 1984, realizou-se a 1ª Conferência/Debate do ciclo Comissão Organizadora do II Encontro Nacional de Profissionais em Sociologia Industrial, das Organizações e do Trabalho (COSENP/SIOT), com o tema: "DEMOCRACIA INDUSTRIAL NA EUROPA, JAPÃO, EUA e o CASO PORTUGUÊS".

Ainda neste ano foram publicadas as conclusões do I Encontro de SIOT, com o patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian.

Em 19 de Janeiro de 1985, realizou-se a 2ª Conferência/Debate do ciclo já referenciado, com o tema: "TRANSFORMAÇÕES DAS RELAÇÕES SOCIAIS DE TRABALHO E REESTRUTURAÇÃO ECONÓMICA" com a intervenção de Sociólogos, Economistas e representantes das Associações Patronais e Sindicais.

Em 28 de Fevereiro de 1985, a CONSEP/SIOT e a Associação Portuguesa de Gestores e Técnicos de Recursos Humanos, organizaram duas Conferências com o Prof. Roberto Herranz da Universidade de Santiago de Compostela, com os seguintes temas:

"SOCIOLOGIA DO TRABALHO E MUDANÇA SOCIAL NA GALIZA E EM ESPANHA";
"EFEITOS SOCIAIS DAS NOVAS TECNOLOGIAS E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO".

Em 16 de Março de 1985, realizou-se a Conferência "SITUAÇÃO E PERSPECTIVAS DA SOCIOLOGIA INDUSTRIAL DAS ORGANIZAÇÕES E DO TRABALHO", com a intervenção do Prof. Parra Luna da Universidade Complutense de Madrid e Sociólogos portugueses.

Em 20 de Junho de 1985, foi formalizada a constituição da APSIOT por escritura notarial.

Nos dias 28 e 29 de Junho de 1985, realizou-se o II Encontro Nacional de SIOT, na Aula Magna do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - ISCTE.

Em Julho deste ano a APSIOT é admitida como Membro Colectivo da Associação Internacional de Sociologia.

Em 16 de Julho de 1985 são constituídas no âmbito da APSIOT, as secções "NOVAS TECNOLOGIAS E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO" e "ESTRATÉGIAS DOS ACTORES SOCIAIS DO TRABALHO".

No capítulo das publicações, iniciou-se em 1985 a publicação do Boletim SIOT (Sociologia Industrial, das Organizações e do Trabalho), tendo sido publicados 5 (cinco) números.

Em 16 de Maio de 1987, realizou-se o Colóquio sobre "SISTEMAS DE PRODUÇÃO FLEXÍVEIS E MUDANÇA ORGANIZACIONAL". Este colóquio foi organizado em colaboração com outras entidades, como sejam o CIES/ISCTE e a UNL (Universidade Nova de Lisboa).

Ainda em 1987, é editada pela APSIOT a Publicação "PROBLEMAS DA SOCIOLOGIA INDUSTRIAL, DAS ORGANIZAÇÕES E DO TRABALHO EM PORTUGAL", da autoria da Prof. Doutora Ilona Kovács e do Prof. Doutor António Brandão Moniz.

Também neste ano é dada continuidade ao Boletim SIOT, com a publicação de 2 (dois) números.

Nos dias 2 e 3 de Novembro de 1987, realizou-se o III Encontro Nacional de SIOT, que decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian e que teve o patrocínio de diversas entidades.

Entre os dias 17 e 19 de Março de 1986, a APSIOT promoveu um Seminário sobre a "ABORDAGEM SISTÉMICA E A SUA APLICAÇÃO AO BALANÇO SOCIAL". Este Seminário teve o patrocínio de várias entidades, entre as quais, a JNICT.

Em 31 de Maio de 1986 foi publicado o 1º Caderno APSIOT, com o título "EFEITOS SOCIAIS DAS NOVAS TECNOLOGIAS NAS ORGANIZAÇÕES".

Em 1986 foram publicados 3 (três) números do Boletim SIOT.

Em 17 de Junho de 1988, a APSIOT organizou o Colóquio "A EMPRESA COMO OBJECTIVO DE ANÁLISE SOCIOLÓGICA"

Em Novembro de 1988, a APSIOT organizou o Colóquio "A PARTICIPAÇÃO DOS TRABALHADORES NA MODERNIZAÇÃO EM PORTUGAL"

Em Novembro de 1988, a APSIOT apoiou a organização de várias Conferências e Seminários da Professora Mireille Dadoy do Groupe de Sociologie du Travail - CNRS, da Universidade de Paris VII. As Conferências/Seminários versaram os seguintes temas:

"QUALIFICAÇÃO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL : OS PROBLEMAS ACTUAIS"

"DO METIER AO EMPREGO E DO EMPREGO AO METIER . OS PROBLEMAS ACTUAIS DA GESTÃO DA MÃO-DE-OBRA"

"A PROFISSIONALIDADE. A CAMINHO DE NOVAS PROFISSIONALIDADES? UMA NOVA NOÇÃO EM DISCUSSÃO"

Em 1988 continuou a publicação do Boletim SIOT, tendo sido editados 4 (quatro) números.

More Articles ...