No dia 09 de Janeiro a APSIOT organizou o Seminário "TRABALHO, CIDADANIA E RECURSOS HUMANOS. DAS POLÍTICAS DE GESTÃO À GESTÃO POLÍTICA - A Realidade Portuguesa no Contexto Europeu". O primeiro painel temático versou as questões jurídicas, económicas, sociais e políticas sob o tema: Trabalho e Cidadania: Duas Faces da Mesma Moeda?. A mesa redonda que se lhe seguiu abordou estas questões à luz do tema: Trabalho e Cidadania na Sociedade da Informação. A mesa redonda da tarde esteve subordinada ao tema: Trabalho Social ou Socialização do Trabalho? Pleno Emprego e o Papel Social do Estado, abordando "a vertente empresarial", "qualificações e competências", "Trabalho versus Emprego: papéis do Estado" e "Das Políticas de Gestão à Gestão Política. Algumas Reflexões Sobre o Código do Trabalho". Este seminário decorreu no Goethe Instituto (Instituto Alemão), em Lisboa.

Nos dias 27 e 28 de Março, a APSIOT realizou, na Fundação Calouste Gulbenkian, o X Encontro Nacional de SIOT, subordinado ao tema geral: "INOVAÇÃO E CONHECIMENTO. As Pessoas no Centro das Transformações?". Apoiaram este evento, entre outras Instituições: IEFP, FCT-MCES, Fundação Calouste Gulbenkian, APG, APS, Delta Cafés, Recursos Humanos Magazine.

Na sequência de diversas colaborações que começaram com a inserção de jovens em estágios profissionais através da UNIVA, foi formalizado no dia 5 de Junho um Protocolo entre A APSIOT e o IDICT (Instituto Para o Desenvolvimento e Inspecção das Condições de Trabalho), tendo em vista implementar acções e actividades de interesse comum.

Fruto deste protocolo entre a APSIOT e o IDICT, a APSIOT foi convidada pelo IDICT a fazer, durante um ano, um Estudo a Nível Nacional sobre os desenvolvimentos e impactes do "Programa Nacional de Educação para a Segurança e Saúde no Trabalho".

Dando seguimento à parceria iniciada em 2002, nomeadamente com o culminar da realização do Seminário de 09 de Janeiro de 2003, foi elaborado em Maio de 2003 um Protocolo entre a APSIOT e o Goethe Institut, com o intuito de implementar Formação Profissional específica e outros eventos de interesse comum, encontrando-se o mesmo em fase de formalização final.

Tendo em vista desenvolver parcerias diversas, nomeadamente a candidatura a projectos de interesse comum, foi elaborado um Protocolo entre a APSIOT e a AIDFM-UL (Associação para Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa).

Concepção e Candidatura de um Projecto de Investigação à FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em Junho de 2003, já em parceria com a FM-UL via AIDFM, sobre "A influência do género e da classe social nas trajectórias escolares dos estudantes e profissionais de Medicina - MEDUC" (não financiado).

Em Novembro de 2003 foi atribuído Tempo de Antena na RTP1 à APSIOT, no seguimento da organização do processo e candidatura a tempo de antena para o ano 2004, enquadrado nas associações profissionais (68 segundos para 2004).

Partilhar | Redes Sociais

Partilhar | Email