Proposta de actividades do Conselho Executivo (Direcção) 2022-2023 

AS AÇÕES A LEVAR A CABO PRETENDEM DAR CONTINUIDADE AOS OBJECTIVOS FUNDADORES DA APSIOT, INSCRITOS NOS SEUS ESTATUTOS, A SABER:

 

  • Promover o conhecimento científico e técnico para o desenvolvimento da Sociologia do trabalho, do Emprego e das Organizações no plano nacional e internacional.

 

  • Proporcionar aos/às associad@s espaços de formação e esclarecimento no sentido do desenvolvimento das suas competências profissionais e de reflexão sobre a identidade e o papel d@s sociólog@s do trabalho, do emprego e das organizações na sociedade portuguesa.

 

  • Proporcionar aos/às associad@s a possibilidade de divulgação científica dos trabalhos desenvolvidos na área da Sociologia do Trabalho, do Emprego e das Organizações através dos seguintes veículos: revista O&T, Cadernos SIOT (nova publicação que nos propomos desenvolver neste biénio) e organização de Conferências/Seminários e Encontros de âmbito nacional e internacional.
  • Alteração dos estatutos para uma direção de 5 a 9 pessoas de forma a dar maior flexibilidade à criação de equipas de trabalho.

 

ESTRATÉGIAS:

  1. Contribuir para a informação e formação dos/das associad@s.
  2. Promover a realização de estudos e análises de natureza científica e técnica nas áreas de intervenção da APSIOT, privilegiando-se a cooperação com outras entidades;
  3. Organizar eventos (encontros, conferências, seminários e outros tipos de reunião presenciais e online), que tratem de temas centrais da sociedade portuguesa e internacional, marcando a identidade da Sociologia do Trabalho, do Emprego e das Organizações;
  4. Cooperar e desenvolver parcerias com outras associações nacionais e internacionais na organização de conferências e/ou encontros científicos;
  5. Divulgar das atividades da APSIOT e de entidades parceiras que trabalhem as temáticas da SIOT;
  6. Promover a reorganização da APSIOT, tendo como referenciais as necessidades d@s suas/seus associad@s e a racionalização dos seus recursos;
  7. Organizar e desenvolver os serviços de documentação e informação;
  8. Reforçar a identidade da APSIOT e a sua visibilidade social.

 

ACTIVIDADES A DESENVOLVER:

  • Atualizar a BD de associad@s da APSIOT, com consequente elaboração do mapa sociográfico. Efetuar um plano de recuperação de sóci@s com quotas em atraso
  • Definição e criação de uma Estratégia de Comunicação Digital da APSIOT, tendo em vista a aproximação da associação aos/às seus/suas associad@s e também a novos públicos, nomeadamente i) revitalizar e enriquecer o site web da APSIOT ii) garantir a presença da associação nas redes sociais e iii) elaboração e envio regular da Newsletter da APSIOT, em formato eletrónico, com divulgação de informação de interesse na área da SIOT.
  • Desenvolvimento de um Programa de Comunicação de Ciência no âmbito da Sociologia Industrial, das Organizações e do Trabalho (conversas informais; podcast; web reportagens/entrevistas).
  • Articular com o Conselho Editorial da Revista O&T de molde a recuperar a publicação regular da Revista O&T, agora em formato eletrónico, sempre em regime de acesso livre;
  • Garantir a publicação de papers de eventos realizados, quer na revista O &T quer nos Cadernos SIOT;
  • Dar continuidade ao processo de registo da Revista O&T em bases de dados internacionais, nomeadamente carregar os artigos digitalizados na EBSCO e Plataforma da FCT-UNL, dando seguimento às parcerias assinadas;
  • Reforçar a qualidade dos indexadores da Revista O&T, aceitando a publicação de artigos em português, inglês, castelhano ou francês;
  • Realizar os Encontros Nacional de SIOT e Internacional de SIOT ambos com uma periodicidade bienal; realizar diversos eventos mais pequenos como seminários e webinars, em articulação com outras entidades nacionais e internacionais;
  • Reativar as parcerias existentes e explorar a constituição de novas parcerias, nomeadamente com entidades que também trabalhem as organizações, o trabalho e as relações laborais, numa perspetiva sociológica bem como de outras perspetivas científicas, numa lógica plural e interdisciplinar.
  • Promover atividades de contacto direto com o mundo do trabalho (por ex. através de visitas de estudo, webinars com gestor@s/técnic@s de recursos humanos, entre outras);
  • Garantir de forma estruturada e regular o financiamento da atividade da APSIOT.